sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A importância da química na nossa vida

A Química é uma ciência experimental, cujos reflexos se percebem, através de distintas maneiras em nossa vida cotidiana. Essa grande ciência está presente ativamente em vários setores de nossa modernidade. São eles: combustíveis, plásticos, tintas, saúde, alimentos, petroquímica, corantes, adesivos, bebidas, materiais de limpeza, etc. Sabendo aproveitá-la do melhor modo possível, nos trará grandes benefícios, como o a aperfeiçoamento dos confortos humanos, declínio do número de mortes devido a evolução da medicina. Ao contrário, com base na extração inadequada das substâncias químicas existentes na natureza e visando somente interesses políticos e econômicos, sem se preocupar com efeitos indesejáveis e prejudiciais, ocasionarão doenças e morte de vidas aquáticas, tendo como principal causadora a poluição.
Através disso, comprovamos que essa ciência está presente em praticamente tudo que aproveitamos para viver. Basta notarmos embalagens de alimentos, rótulos de produtos de limpeza, etiquetas de roupas, bulas de remédio, os quais indicam que contêm substâncias químicas envolvidas. Muitas empresas ainda querem iludir uma boa parte da população, insistindo em vender alimentos isentos de química, uma grande inverdade, pois tudo que existe no mundo é formado por matéria química.
Observando nossas atividades diárias, verificamos que ao escovarmos os dentes, nos alimentos, quando utilizamos um meio de transporte, quando necessitamos de algum medicamento, ao ouvirmos uma musica, ao usarmos substâncias que permitem a limpeza e higienização de nossos ambientes, quando trajamos roupas, quando vamos ao supermercado, etc. Em tudo que acabamos de mencionar e muito mais, existem produtos com substâncias químicas. Como realizaríamos estas e muitas outras ações mencionadas sem empregar princípios, materiais ou elementos químicos? Certamente seria impossível e esse trajeto inatingível. Não usaríamos o flúor, o bicarbonato de cálcio, componentes do creme dental. Haveria falta de certos nutritivos devido a carência de alguns elementos químicos essenciais. Sem a extração de respectivas substâncias químicas na natureza não teríamos o remédio. Sem as reações químicas que ocorrem na pilha que se transforma em corrente elétrica, nossos eletrônicos não funcionariam. Com a ausência de detergentes, alvejantes, desinfetantes, nossos lares não seriam tão limpos. A confecção de roupas seria irrealizável sem o algodão e a lã. No supermercado, a maioria dos produtos provém de de indústrias químicas, sem estas provavelmente só venderiam produtos adquiridos diretamente da natureza. Em nossas casas existem também muitos materiais químicos, principalmente no tijolo, na areia, no cimento, na madeira, no vidro, etc.


11 comentários:

  1. Lisandra!
    Parabéns, pela tua postagem e pelo Texto.
    "A importância da química na nossa vida" Bom estudo!Professora Cleonice

    ResponderExcluir
  2. esse é o trabalho da camila e da pámela !

    ResponderExcluir
  3. lisa sou antonia de rorainópolis Roraima e gostaria de saber se vc pode me ajudar me mandando alguma coisa sobre a importancia da quimica no cotidiano que esse é o meu tema de TCC email rennaele@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lisa,

    Eu sou Rodrigues D. Pedro, falo apartir de Angola, quero por favor os seus prestimos para me ajudar a cerca da materia da Quimica e sua Importancia, este e o tema que me foi dada para envestigar mas acho que tu es a solucao deste tema em causa, email rodriguespedro89@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada seu texto me ajudou bastante..
    Tenha um bom estudo.

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelo blog...
    obrigada,me ajudou muito com o trabalho de complemento de Ciencias

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto,ficou muito bom!
    Obrigada pela ajuda...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. obrg pelo texto me ajudpu bastante !!!

    ResponderExcluir
  9. obrg voce me ajudou muito pois esse é o tema q todos vão precissar pesquisar

    ResponderExcluir